Avaliação: Um Processo de Aprendizado e de Melhoria Contínua (Resumo)

Publicado em 01 de Junho de 2025
Por Roger Leandro Zanelatto Lüdcke1

É uma reflexão que escrevi sobre a importância da avaliação como um processo contínuo de aprendizado e aprimoramento, especialmente dentro dos ministérios cristãos, como os acampamentos que sirvo com o TeachBeyond.

Tudo começou quando fui convidado a participar de uma conferência do TeachBeyond na Albânia, em janeiro de 2024. Fui desafiado a compartilhar sobre como estabelecer processos de avaliação nos projetos da organização. Com 25 anos de experiência em ministérios de acampamento, me baseei em tudo que aprendi com mestres, livros, treinamentos e vivências para construir minha abordagem.

No livro de Lucas 10:17-20, vemos um exemplo de avaliação quando os 70 discípulos retornam de sua missão e relatam a Jesus o que aconteceu. Jesus os orienta e ajuda a avaliar corretamente os valores extraídos de sua experiência. A partir das Escrituras, de autores como John Maxwell e da literatura especializada, compreendi que a avaliação deve ser um processo em cinco passos:

1. Relatar o que aconteceu – Os discípulos relataram a Jesus o que viram e experimentaram. Acredito que ouvir e registrar experiências é fundamental. Por isso, utilizamos avaliações com acampantes e conselheiros para entender o impacto dos acampamentos. Essas avaliações nos ajudam a saber se estamos cumprindo nossa missão.

2. Celebrar os resultados – Os discípulos estavam cheios de alegria ao relatar seus feitos. Jesus também celebrou com eles, reforçando a importância de celebrar os resultados. A celebração recompensa, gratifica, confirma e encoraja a continuar. Após nossos acampamentos, por exemplo, fazemos passeios e almoços para comemorar juntos. Isso fortalece os vínculos e renova nosso ânimo.

3. Reflexão sobre os resultados obtidos – Jesus confirmou a autoridade dos discípulos sobre o inimigo. A reflexão é um processo de exame do funcionamento do projeto para verificar se cada parte do plano está funcionando conforme o necessário. Aprendi que precisamos analisar os dados com equilíbrio: sem focar só nos erros nem superestimar os acertos. Quando levamos o English Camp para Brasília, percebi através das avaliações que precisávamos adaptar o programa às necessidades locais. Foi um aprendizado importante.

4. Confirmou a autoridade dada a eles – Jesus lembrou aos discípulos que a verdadeira alegria vem do fato de seus nomes estarem registrados no céu. Trazer à memória o que estamos fazendo e por que fazemos nos ajuda a crescer e amadurecer. Tenho visto que reconhecer os dons e o chamado de cada um ajuda a motivar e valorizar as pessoas. Quando identificamos e incentivamos os pontos fortes, a equipe cresce e serve melhor.

5. Relembrou o porquê de eles estarem ali – No fim, Jesus recordou a missão dos discípulos e o que é realmente digno de ser celebrado, tudo se resume ao nosso propósito: relacionamento com Deus e com as pessoas. Sempre que sirvo em um acampamento, mesmo com o cansaço, lembro do impacto transformador que isso tem. Isso me faz continuar.

Concluo com algo que aprendi com John Maxwell: “A prática não aperfeiçoa. O que aperfeiçoa é a prática com avaliação.” Tenho procurado aplicar esse princípio em tudo que faço. Se você já utiliza avaliações, continue. Se ainda não, considere incluí-las — elas podem transformar o ministério que Deus confiou a ti, assim como transformaram o qual eu sirvo a Ele.

  1. Roger Leandro Zanelatto Lüdcke: Bacharel em Teologia, com complementação de estudos em Gestão de Equipe, Pós-graduado em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa. É Coordenador dos Serviços de Educação Informal para a América Latina do TeachBeyond. Professor de Liderança e Ministério em Escolas pela Faculdade Luterana de Teologia e Gestor da Lúdikos, trabalhando com aprendizagens vivenciais ↩︎

O texto em Inglês foi traduzido por Natália Vergani Cartelli: Bacharel em Design, com certificado internacional de ESL. É assistente do Coordenador Regional de Serviços Educacionais Informais da América Latina na TeachBeyond. É professora de inglês e tradutora. E-mail: ncartelli@teachbeyond.org